Planejamento previdenciário: o que é e como funciona?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

O momento de se aposentar pode estar distante ainda, mas você pode ter informações sobre o benefício antecipadamente. O planejamento previdenciário é um estudo sobre sua vida profissional, trazendo dados valiosos sobre o futuro. 

Essa análise irá apontar como deve ocorrer a sua aposentadoria e uma projeção do salário-benefício. Desta forma, você consegue se planejar para que a vida de aposentado seja mais tranquila e confortável. 

Explicamos tudo sobre o planejamento e como ele funciona neste texto. Continue a leitura para mais informações. 

 

O que é um planejamento previdenciário?

Esse é um estudo baseado no histórico previdenciário do segurado e deve ser executado por um advogado especializado

Como o nome indica, o objetivo é planejar o futuro até a aposentadoria, mostrando qual o melhor momento para requerê-la. Ele analisa quais as possibilidades para o segurado se aposentar e uma média de quanto deve receber. 

O planejamento previdenciário pode ser feito tanto mais próximo da aposentadoria, como também quando jovem. A ideia é ter mais clareza do futuro e quais decisões tomar para ter uma vida confortável ao parar de trabalhar.

 

Para que serve esse planejamento?

Basicamente, este estudo é um norte para os trabalhadores em relação ao momento da aposentadoria. O planejamento é capaz de indicar como e quando o segurado poderá requerer o benefício e uma média de ganhos. 

O objetivo é justamente se organizar para quando chegar a hora de parar de trabalhar. Por isso, o estudo mostra todas as informações que o segurado precisa conhecer para se aposentar de maneira confortável. 

Por ser um plano, a ideia é identificar e mostrar quais caminhos o trabalhador precisa seguir. E para entender melhor o planejamento previdenciário e para que serve, veja a seguir mais detalhes sobre como funciona. 

 

Como o planejamento previdenciário funciona?

O planejamento é um estudo preliminar para apontar quanto tempo o segurado precisa trabalhar até a aposentadoria. Para isso, é analisado o histórico previdenciário do trabalhador, assim como uma estimativa matemática para chegar a uma média do salário-benefício. 

Desta forma, o estudo deve se basear nas:

  • Datas dos vínculos empregatícios para calcular o tempo de contribuição e carência; 
  • Valores das remunerações e contribuições para encontrar possíveis benefícios ao segurado; 
  • Possíveis divergências ou inconsistências no extrato do CNIS; e
  • Se há histórico de atividades especiais que possam contar para a aposentadoria.

Todos esses pontos são analisados com atenção para formular o planejamento previdenciário. 

Ao final do estudo, esse plano é considerado um parecer jurídico, por isso é elaborado como um relatório. Nele estarão projeções, simulações e possíveis cenários para a aposentadoria, visando dar clareza ao segurado sobre seus direitos. 

 

Por que fazer o planejamento previdenciário?

Como contribuinte do INSS, você tem direito a se aposentar cumprindo os requisitos necessários. Mesmo tendo essa garantia, o benefício pode ser negado por alguma inconsistência, por exemplo. 

Desta forma, o planejamento é um meio preventivo para que a aposentadoria ocorra no momento certo e sem gerar dores de cabeça. 

Por isso é tão necessário realizar esse estudo, pois ele resulta em um futuro organizado e tranquilo ao trabalhador. 

Você pode planejar a sua aposentadoria e ter conforto com a nossa ajuda. Converse com nossa equipe para saber mais sobre o planejamento previdenciário e tirar dúvidas, basta clicar aqui

Gostou?! Compartilhe...

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Você também pode gostar